sábado, 2 de maio de 2009

13º CULTURA INGLESA FESTIVAL EM RIO PRETO

Entre eles está um filme de Amir Admoni, autor de “Monkey Joy”, melhor curta da 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Os curtas serão apresentados em mais de 20 cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, além de cine-caminhões na capital paulista.

A mostra em Rio Preto acontece na sede da Cultura Inglesa e exibe no período de 5 de maio e com encerramento em 12 de junho, os curtas-metragens “Timing” (Amir Admoni), “She’s Lost Control” (Daniel Augusto) e “Olhos de Fuligem” (Denise Vieira Pinto).

Esses filmes foram selecionados entre 66 projetos de Cinema Digital que concorreram a patrocínio concedido pela Cultura Inglesa, que também contemplou as áreas de Teatro Adulto e Infantil, Dança e Artes Visuais.

No total a entidade, vai disponibilizar R$ 487 mil para os artistas, entre verba de patrocínio e premiação para as melhores obras por área. Os nomes dos selecionados em Teatro Adulto e Infantil, Cinema Digital e Artes Cênicas foram anunciados dia 23 de janeiro, durante festa no Centro Brasileiro Britânico, que teve como mestre de cerimônia o ator Eduardo Semerjian. Em 20 de fevereiro serão conhecidos os selecionados na área de Artes Visuais, pelo hotsite www.culturainglesasp.com.br/festival

Este ano o festival bateu mais um recorde de inscrições: foram 296 projetos culturais – contra 282 do ano anterior. Uma equipe independente, formada por especialistas, acadêmicos, artistas e jornalistas, é responsável pela seleção de três projetos por área para integrar a programação do festival.

CINEMA DIGITAL

Autor do curta “Monkey Joy”, melhor curta da 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o diretor Amir Admoni compareceu ao 13º Cultura Inglesa Festival com “Timing”, livremente inspirado em “Time”, megassucesso da banda britânica Pink Floyd. Ao falar sobre a implacável passagem do tempo, o filme coloca foco sobre um jovem homem de negócios, cuja ambição o distancia das relações humanas e faz dele um escravo voluntário do tempo.

A música “She’s Lost Control”, da banda inglesa Joy Division, inspirou o diretor Daniel Augusto a criar um curta-metragem homônimo, sobre uma jovem roqueira que, após um acidente, não sabe mais quem é. O filme mostra a trajetória da garota para descobrir a si mesma, com pequenas citações de clássicos da literatura inglesa, como Lewis Carroll.


“Olhos de Fuligem”, de Denise Vieira, vai transpor o universo mitológico de Sandman, personagem de Neil Gaiman, para a realidade crua dos jovens que vivem largados pelas ruas de São Paulo, invisíveis sob a negra fuligem urbana. A montagem de algumas cenas vão se sobrepor quadro a quadro, como ocorre nos quadrinhos. Já os enquadramentos lembrarão os de Dave McKean para a série “Orquídea Negra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário